Novidades
recent

A Voz dos Bairros - São Geraldo



Leonardo Lima

Composto por cerca de 20 loteamentos, São Geraldo se destaca como um dos maiores bairros de Nova Friburgo e enfrenta algumas dificuldades por conta disso. De acordo com a moradora Lúcia Maria Portella Melhorance, um dos maiores problemas do bairro é o transporte público. “O transporte aqui é péssimo, as pessoas sofrem. Os ônibus estão sempre lotados e muitas vezes não pegam crianças e trabalhadores. No Loteamento Nilo Martins, por exemplo, só há três veículos por dia. Fizemos um abaixo-assinado junto à Faol, a qual informou que assim que a Prefeitura terminar de asfaltar as ruas, o número de ônibus vai aumentar”, afirma.

Segundo Lúcia Maria, a iluminação pública, que há pouco tempo era muito ruim, foi melhorada. O mesmo acontece com diversos outros serviços, que não são alvos de críticas. “A coleta de lixo é feita três vezes por semana e não tenho o que reclamar. No Loteamento Nova Esperança costuma faltar água, mas caminhões-pipas fazem o abastecimento. Os colégios estão legalizados. Nunca utilizei os serviços do posto de saúde, mas também só tenho ouvido as pessoas falarem bem dele”, diz Lúcia.

Em compensação, ela explica que há outras dificuldades. “Não temos uma farmácia. Quando precisamos de algum medicamento, temos que ir até o Centro. A ronda policial também é feita poucas vezes. Vamos ver depois das eleições o que as autoridades farão pela gente”, completa.

Jaqueline de Jesus Tinoco Moura lamenta a falta de opções de lazer do bairro. “No fim de semana, as crianças brigam para utilizar a quadra municipal, que não é coberta e nem fiscalizada. Não existe praça, parque e nenhum outro lugar para as pessoas se divertirem. Moro no Loteamento Santa Bernadete e o único campo de futebol que tem lá é particular. A própria escola não tem nenhum espaço para a prática de exercícios”, explica. Quem compartilha desta opinião é Sandra Lúcia Paes Costa, moradora da Pousada do Gordo, que faz ainda outras reivindicações. “O bairro realmente precisa de melhorias. Seria importante termos mais horários de ônibus, mais médicos no posto de saúde e também mais estradas asfaltadas”, assinala.

A Unidade Básica de Saúde José Cupertino Nogueira, ou simplesmente Posto de Saúde de São Geraldo, oferece atualmente as especialidades de ginecologia, clínica médica, pediatria, odontologia (infantil e adulto), psicologia (infantil e adulto), nutrição, além de medicamentos e serviços básicos de enfermagem. Segundo um morador que prefere não se identificar, há tempos a comunidade solicita, em vão, a presença de um cardiologista. Além disso, ele diz que o posto apresenta diversas rachaduras em sua estrutura, pondo em risco a integridade física dos pacientes e funcionários. Sua outra crítica também é direcionada ao transporte. “A quantidade de ônibus tem que ser aumentada urgentemente. Apenas alguns deles vão até o Loteamento Vale da Montanha, onde está sendo construído um condomínio. Isso dificulta o acesso de pessoas idosas e com dificuldade de caminhar”, conclui.

Administrador revela projetos de sua gestão e pede apoio dos moradores

Nascido e criado em São Geraldo há 47 anos, o administrador do bairro, Ricardo Trigo, explica que aos poucos uma série de melhorias vem sendo realizada. Entre os atuais projetos estão a construção de uma rede de águas pluviais e o asfaltamento de cerca de um quilômetro da estrada que liga a localidade a Rio Grande de Cima. “Desde o início de 2009 construímos, renovamos e estendemos o asfalto de diversos loteamentos, como Morada do Sol, Pousada do Gordo, Nova Esperança e Santa Bernadete. Mais para frente iremos renovar o asfalto do Nilo Martins”, anuncia.

Quanto à manutenção do local, o administrador faz um apelo aos moradores: “Periodicamente estamos fazendo a limpeza do bairro e pedimos que as pessoas colaborem e não coloquem entulhos nas calçadas. Já foram retirados mais de cinco mil caminhões de entulho e solicitamos que, quando um morador tiver que fazer algo, entre primeiro em contato com a administração”, solicita. Outro projeto que, segundo Ricardo, está próximo de sair do papel é o alargamento da ponte que dá acesso ao bairro. Além de permitir a passagem de apenas um veículo, ela fica algumas vezes alagada, principalmente no período de chuvas mais intensas. Com isso, a única alternativa viável para os motoristas chegarem a São Geraldo é passar pelo bairro de Córrego D’antas, através de uma estrada de chão.

Problema comum em diversos bairros de Nova Friburgo, os incêndios nas matas ocasionados pela falta de chuvas, aliada à baixa umidade relativa do ar, também têm ocorrido no bairro. “Realmente estamos sofrendo com as queimadas. Os bombeiros até vem, mas o acesso às áreas onde as queimadas ocorrem é muito difícil”, esclarece o administrador.

Assim como acontece em todo o município, a rede pública de ensino disponibiliza vans aos alunos das escolas de São Geraldo que moram em localidades distantes. No entanto, nem todos parecem compreender a importância da iniciativa. “O trabalho é essencial. Buscamos as crianças em áreas onde não há linhas de ônibus. A administração fez uma parceria com a gente e tem jogado bica nas estradas de chão, para facilitar a passagem, mas, infelizmente, já flagrei pessoas roubando essas bicas”, informa o motorista Édson Fábio Silva Santos.

Prefeitura e Faol falam sobre as reivindicações dos moradores

De acordo com nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social à reportagem de A VOZ DA SERRA, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) explicou que médicos especialistas são encontrados nas policlínicas, e não nas Unidades Básicas de Saúde, como o posto de São Geraldo. Por isso não há atendimento médico de cardiologista no local. Quanto às rachaduras presentes na estrutura do posto, “a FMS e a Secretaria Municipal de Obras trabalham juntas para solucionar o problema. Segundo o secretário de Obras, Marcelo Jaccoud, os problemas na obra existem desde a sua construção, no governo passado, mas já foi feita vistoria e providências serão tomadas”.

Em relação à ausência de praças e locais de lazer, a Prefeitura informou que está sendo feito um estudo de todas as áreas de lazer para elaboração de um cronograma de implantação.

Já a Faol informou que, devido aos congestionamentos, existe uma superlotação na linha nos chamados ‘horários de pico’. Tal problema não ocorre pela pouca quantidade de ônibus, mas pelo fato dos ônibus ficarem retidos no trânsito e, com isso, fazer com que se aglomere uma grande quantidade de passageiros nos pontos de embarque, que costumam lotar o primeiro coletivo a passar. A partir daí, os demais ônibus com o mesmo destino ficam mais vazios. A empresa afirma também que em São Geraldo há um ônibus a cada dez minutos e, em alguns horários, um a cada cinco minutos. Além disso, explica que, por ser uma concessionária que presta serviços à Prefeitura, segue as ordens de serviço. A Faol informa ainda que o quadro de horários de todas as linhas pode ser solicitado pelos passageiros na sua sede (Avenida Governador Roberto Silveira, 3612, Conselheiro Paulino), na rodoviária urbana ou no site www.faol.com.br.


A estrada que liga São Geraldo a Rio Grande de Cima deverá ser canalizada e asfaltada em um quilômetro


O bloco de embalo Vem que Tem não possui uma quadra e realiza seus ensaios em local improvisado
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

2 comentários:

  1. EU FUI VITIMA DA TRAGEDIA.
    EU MORAVA EM SANTA BERNADETE.
    PERDI A MINHA CASA GRAÇAS A DEUS NAO PERDI NINGUEM.
    AGRADEÇO MUITO HOJE POR ESTAR AQUI!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou familiar de pessoas de São Geraldo, quase enlouqueci sem saber notícias,sem poder ligar e ninguém sabia me informar de nada.Só fiquei sabendo de alguma coisa depois de todo o tumulto.GRAÇAS A DEUS

    ResponderExcluir

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.