Novidades
recent

Operação reprime comércio ilegal na praça G. Vargas


(Jornal A Voz da Serra)


Mais uma ação da Força-Tarefa de Ordem Urbana dentro da proposta de resgate da praça Getúlio Vargas foi realizada nesta quarta-feira, 4 de novembro. O Departamento de Posturas, com o apoio da Guarda Municipal, apreendeu mercadorias e encerrou atividades de comércio ilegal no espaço público. A partir de agora, as operações acontecerão em caráter permanente em toda a região.

O alerta foi feito a ambulantes ilegais, com a orientação dos fiscais de Posturas para que eles não insistam em estabelecerem-se na cidade, sob pena de terem suas mercadorias igualmente apreendidas. Desde agosto, equipes do Departamento vêm percorrendo todas as áreas de feiras de artesanato, nas praças Getúlio Vargas e do Suspiro, alertando aos ambulantes para que só permaneçam nos espaços os que estão devidamente cadastrados.

Nas reuniões do fórum de resgate da praça Getúlio Vargas, composto por diversos secretários municipais, com o objetivo de recuperar aquele espaço para o convívio do friburguense, vêm sendo discutida em várias oportunidades, questões da ocupação da praça por ambulantes que comercializam produtos manufaturados e ocupam uma das alamedas nas proximidades da rua Portugal.



O comércio ambulante não autorizado é infração ao Código de Posturas Municipais, passível de apreensão das mercadorias. Fiscais do Departamento de Posturas foram à praça e identificaram ambulantes irregulares, que foram autuados e tiveram as mercadorias apreendidas. Um dos ambulantes, inclusive que já havia sido alvo de ações de orientação e solicitações para que abandonasse a área, reagiu violentamente à ação, desobedecendo ordens dos funcionários públicos. O infrator foi conduzido pela Guarda Municipal à 151ª DP para o devido registro da ocorrência.

A operação foi coordenada por um dos diretores da Força-Tarefa de Ordem Urbana, André Luis Santos. “Estamos fazendo cumprir o Código de Posturas vigente do município, em respeito ao cidadão de Nova Friburgo. O objetivo não é causar prejuízo aos ambulantes que poderão reaver suas mercadorias, mas evitar que se instalem no espaço público para fins comerciais, de forma não autorizada”, disse o diretor lembrando que comerciantes legalmente estabelecidos não podem continuar sofrendo concorrência desleal e complementou: “A ação é, inclusive, uma forma de respeito a todos os demais vendedores registrados da cidade, que pagam em dia as taxas previstas em lei para o exercício de sua respectiva atividade”.
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.