Novidades
recent

2º Fórum de Bem-Estar Animal


No próximo sábado, 25 de setembro, entre as 9h30 e 18 horas, o Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, será palco de um evento diferente. Com entrada franca, os friburguenses, especialmente os ativistas e simpatizantes da luta pelos direitos dos animais, terão mais uma oportunidade para discutir questões relacionadas ao assunto, durante o 2º Fórum de Bem-Estar Animal, realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Coordenadoria de Bem Estar Animal (Coobea), com patrocínios da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA) e do Centro de Educação Ambiental (CEA).

Organizado pela Coordenadoria de Bem Estar Animal do município, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentável, o evento terá como palestrante a renomada ativista nacional Nina Rosa, fundadora e presidente do Instituto Nina Rosa, ONG de trabalho voluntário, sem fins lucrativos, voltada à educação de valores e que tem como base fundamental o respeito ao reino animal e, como consequência, a ampliação da consciência humana sobre o tema.

Segundo Nina Rosa, o instituto não recolhe animais e nem mantém abrigo. "Acreditamos que a educação e o exemplo têm o poder transformador e incentivam a responsabilidade pela natureza, pelo reino animal e pela própria humanidade".

Com esse entendimento, o instituto realiza projetos e produz material educativo. Um deles, intitulado `Fulaninho, o cão que ninguém queria´, é adotado pelas Prefeituras de Anápolis (GO), Palmas (TO), Belém (PA), Caxias (MA), Arroio Grande (RS), Blumenau (SC), Brasília (DF), bem como os municípios paranaenses de Araucária, Ponta Grossa e Curitiba (PR), além dos paulistas: Araraquara, Arujá, Atibaia, Barueri, Bauru, Caieiras, Cosmópolis, Cubatão, Estância Turística de São Roque, Itapecerica da Serra, Jandira, Rio Claro, Santos, São Paulo(Capital), Taboão da Serra e Taubaté e ainda, no Estado do Rio, Rio das Ostras, entre outros.

Em São Paulo, desde 2001, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação do Município, mais de 200 mil crianças e adolescentes de escolas públicas municipais e estaduais já aprenderam com o material da ONG, noções de como respeitar os animais, o meio ambiente e o próprio ser humano.


Compaixão e consciência

Com essa temática, o Fórum de Bem-Estar Animal ainda receberá o palestrante Mauricio Varallo, fundador, em 2003, do Instituto ´É O BICHO!´, de Florianópolis, Santa Catarina, organização que presidiu por três anos.

Foi autor de inédita Ação Civil Pública na Justiça Federal, no mesmo ano, contra a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que, por decisão liminar, foi obrigada a interromper a matança indiscriminada de animais no canil público da cidade.

Também ministrarão palestras, o mestre em direito e promotor de justiça de São José dos Campos, São Paulo, Laerte Fernando Levai e o biólogo Sérgio Greif, ativista do movimento contra o uso de animais em pesquisas científicas e na educação.

Semana dos Direitos dos Animais 

Por decreto do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, desde 2007, a última semana de setembro é, anualmente, dedicada aos direitos dos animais. A referida semana é dedicada ao desenvolvimento de ações, debates, cursos, palestras e seminários que visam à conscientização e à divulgação dos direitos dos animais, domésticos ou não.

O 2º Fórum de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo aproveita a data para realizar exatamente a conscientização sobre o tema e a consequente ação de defesa dos direitos instituídos de proteção aos animais.  

Informações
Coordenadoria do Bem Estar Animal de Nova Friburgo
E-mail:  comcoobea.nf@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Fone (22) 2522-1356
Carla Freire: (22) 9931-3313
ENTRADA FRANCA - ESTACIONAMENTO GRATUITO NO LOCAL
LOCAL: TEATRO MUNICIPAL - Praça do Suspiro, no centro (ao lado do Teleférico)
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.