Novidades
recent

Amparo: tranquilidade, porém com reivindicações dos moradores.

Comunidade reclama das condições da Escola Municipal Tiradentes, do posto de saúde e das poucas opções de lazer no distrito

Bruno Pedretti


Amparo é o quarto distrito de Nova Friburgo, distante a cerca de dez quilômetros do centro da cidade. Até o fim do século XX, era predominantemente rural, mas foi se tornando cada vez mais residencial e, consequentemente, os problemas começaram a surgir. Amparo pertencia ao município de São José do Ribeirão, posteriormente a Bom Jardim, sendo integrado a Nova Friburgo no dia 10 de outubro de 1911. Os moradores do distrito elogiaram bastante a tranquilidade e a segurança do local, mas também há reclamações sobre o posto de saúde, a Escola Municipal Tiradentes, que está abandonada, entre outras situações que incomodam os residentes.

Um comerciante e morador do Amparo, que preferiu não se identificar, contou à reportagem de A VOZ DA SERRA que a ronda policial é boa, a iluminação pública não traz problemas e elogiou a coleta de lixo, porém disse que se incomoda bastante com a situação do posto de saúde instalado no distrito. “O posto está muito ruim, não tem ambulância na hora que precisamos, não funciona 24 horas. Penso que as autoridades deveriam olhar com mais atenção para o posto, já que ele atende pessoas de inúmeras localidades que ficam perto de Amparo”, disse. Outro problema segundo o morador é a falta de médicos no posto de saúde. “Quando necessitamos de um médico, não temos, e além do que, a casa em que funciona o posto é alugada”, afirmou.

O morador elogiou o comércio do distrito, mas disse que uma farmácia faz muita falta aos moradores. “Dependemos de pegar uma condução até o centro para comprar nossos remédios, não sei por que não existe uma farmácia aqui no Amparo, já que o bairro tem tantos moradores que necessitam de alguns remédios”, indaga.

O lazer também foi bastante solicitado por moradores, já que só existe uma quadra para a comunidade aproveitar. “Só temos uma quadra poliesportiva para o bairro, acho que é pouco, pois o distrito é enorme. A quadra é utilizada todos os dias, porém é preciso fazer alguns reparos nos refletores que iluminam a quadra”, reclamou um morador. A comunidade também protestou sobre a falta de tampas nos bueiros no distrito.

Após A VOZ DA SERRA receber algumas reclamações sobre a Escola Municipal Tiradentes, a reportagem foi até o local com um morador. De acordo com ele, a escola não funciona há três meses. “Os muros estão caídos, os vidros quebrados, as portas arrombadas, o mato alto, salas de aula completamente deterioradas, telhado danificado e o portão da escola fica aberto direto, é uma vergonha! Um espaço que poderia estar sendo utilizado para a aprendizagem das crianças está abandonado dessa forma”, denunciou o morador. As crianças que estudavam na Escola Tiradentes passaram a frequentar a Aldeia da Criança Alegre e a Escola Hermenegildo Gripp.

O comerciante Adilson Moura reclama das correspondências e contas que não chegam às mãos dos moradores. “O serviço dos Correios em Amparo é precário. Temos dois carteiros que moram aqui e, mesmo assim, somos obrigados a ir até o posto da Prefeitura para procurar nossas cartas. Nunca vi nada igual”, reclama Adilson. O comerciante, contudo, elogia bastante a tranquilidade do bairro.

Reformada em março deste ano, a Escola Municipal Hermenegildo Gripp possui cerca de 255 alunos matriculados, do pré-escolar ao quinto ano. A diretora adjunta da escola, Maria Elisabeth Gripp, diz que depois da reforma a escola melhorou demais. “Incluíram uma sala de informática para nossos alunos, o refeitório está bem mais amplo, a cozinha mais espaçosa, trazendo mais conforto para quem trabalha aqui”, comenta. Elisabeth só lamenta que quando a escola foi reformada não aumentaram o número de salas de aulas para os alunos. “O mesmo número de alunos matriculados que tínhamos antes de a escola ser reformada se manteve após a reforma, é uma pena”, diz Elisabeth.

De acordo com o administrador do distrito, Marcelo Sanglard, a maior reclamação da comunidade sem sombra de dúvida é com relação ao posto de saúde. “A ambulância não pode nos atender após as cinco da tarde, e o motorista está de férias”, comenta Marcelo, que acredita ter em média 12 mil moradores habitando o distrito. Uma pessoa contou que marcou uma consulta para sua esposa no posto de saúde, mas demorou meses para que ela fosse atendida. “Marquei uma consulta em junho para minha esposa, e só irá acontecer em 27 de setembro, é um absurdo”, relatou o morador.

Prefeitura responde a queixas dos moradores do Amparo

Em nota oficial da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a Secretaria de Obras informou que está sendo providenciado material para a fabricação de tampas de bueiros, tanto de ferro quanto de concreto, não só para o distrito do Amparo, mas para outras diversas localidades do município.

Quanto às reivindicações do posto de saúde, a Coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) informou que a unidade de saúde atende à população na medida de sua capacidade e que, no caso da que está localizada no Amparo, possui uma médica que cumpre sua carga horária.

Quanto à ambulância, a coordenação inteirou ainda que o motorista, subordinado ao setor de transportes da Fundação Municipal de Saúde, cumpre carga horária de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No entanto, em função da reivindicação da comunidade (que deverá encaminhá-la formalmente, através de ofício), a extensão do horário do serviço será posteriormente avaliada.

Uma das grandes reclamações da população do Amparo foi a respeito da Escola Municipal Tiradentes. A Secretaria Municipal de Educação informou que já existe um projeto sendo orçado pela Secretaria Municipal de Obras para realizar todo o trabalho de recuperação da unidade de ensino.

Sobre o serviço dos Correios na comunidade, foi informado que a distribuição das correspondências é de responsabilidade dos próprios Correios. A Prefeitura, que tem um convênio com a EBCT, cede, além de funcionário, local para funcionamento de uma Agência Comunitária dos Correios, localizada no centro do distrito, que é o local em que os moradores devem se dirigir para tratar do assunto.


Uma das grandes reclamações dos moradores do Amparo é quanto a falta de manutenção na Escola Municipal Tiradentes, que será em breve recuperada, segundo informou a Secretaria Municipal de Educação.


Bueiros sem tampas incomodam e põem em risco os moradores


Fonte: Jornal A Voz da Serra
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

2 comentários:

  1. venho por este meio denuciar ...um pequeno desmatamento numa propriedade particular ....actualmente com conhecimento das autoridades..fica situado na beira da estrada proximo da patrulha numa propriedade do dr alberto madeira....quem vai licenciar esta obra...para onde vai as aguas sujas....para onde vao os lixos da lavagem dos carros...
    de onde vem a agua para a lavagem dos carros....
    como e possivel esta instalacao sem que as autoridades se pronuciem.......

    ResponderExcluir
  2. Amigo, denuncie na secretaria do meio ambiente.

    ResponderExcluir

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.