Novidades
recent

E a bandidagem sobe a Serra!

RIO - Com um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de R$ 1,4 bilhão, o maior da região Centro-Norte do estado, Nova Friburgo está sob ataque do tráfico. Enquanto os números da indústria revelam uma região próspera e rica, com enorme potencial turístico, a estatística da violência medida nos últimos quatro anos - e que passou a ser percebida até mesmo no Centro da cidade - assusta: de 2006 para 2009, assaltos aumentaram 90%; roubos a residência, 33%; roubos a pedestres, 46%; assaltos a ônibus, 285% (pularam de sete para 27 registros). As ações criminosas, segundo a polícia, passaram a ser comandadas por traficantes de diferentes facções que migraram do Rio.

Capital nacional da moda íntima, setor que fatura cerca de R$ 600 milhões por ano, e a segunda maior produtora de flores do Brasil, superado apenas por Holambra (SP), Friburgo tem uma população estimada em 200 mil moradores (eram 178.653 no último Censo, em 2000). Distante 136km do Rio, a cidade fundada por suíços em 1818 passou os últimos anos contabilizando números negativos na área de segurança pública.

Único batalhão da Polícia Militar da região, o 11 BPM tem apenas 502 policiais para cuidar de um território de 4.040 quilômetros quadrados e oito municípios, incluindo Friburgo. Em ofício enviado no mês passado ao comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, o deputado estadual Rogério Cabral (PSB), morador de Friburgo, alerta para o crescimento da violência e revela que recrutas estão sendo formados na cidade serrana para serem aproveitados na capital, reforçando o efetivo nos morros cariocas ocupados por Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Traficante do Rio julgado na serra

Um caso que pode dar uma dimensão do novo cotidiano do município apareceu na última quarta-feira no Fórum de Friburgo: o traficante Fabiano Inácio Silva, morador de Bangu, no Rio, foi condenado a 24 anos por homicídio e tentativa de homicídio. Ele comandou o "julgamento" de uma mulher no Morro Alta Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino, um dos mais perigosos da cidade. Depois de supostamente assumir o comando do tráfico de drogas local, o bandido matou, a tiros de escopeta no rosto, Paloma da Costa Oliveira e ainda tentou assassinar Sara Jane Silva Alves. As duas eram acusadas pelos traficantes de serem informantes de uma facção rival e de entrarem em área proibida. Fabiano agiu com a ajuda de cinco adolescentes, supostamente traficantes locais. Mas o que mais surpreendeu as autoridades de Friburgo foi um detalhe no crime: antes de atirar, Fabiano ligou para traficantes de uma facção criminosa no Rio e perguntou ao chefe do bando: "Tenho sinal verde?". A história, com todos os detalhes, foi contada no julgamento por Sara, que, mesmo baleada, conseguiu sobreviver se fingindo de morta.


Fonte: Jornal O Globo, versão digital
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.