Novidades
recent

Estiagem põe abastecimento de água em risco no município

 Partes altas já estão sofrendo efeitos da seca prolongada e inverno com temperaturas altas

Desde junho, ou seja, há exatos três meses, não chove regularmente em Nova Friburgo. A longa estiagem na região acendeu o alerta máximo com relação ao abastecimento de água no município, sobretudo, nas áreas mais altas, onde a seca acentuada já está prejudicando a distribuição.


Segundo a concessionária Águas de Nova Friburgo, a estiagem já afetou entre 50% a 80% a captação de água em sete das 15 estações de tratamento do município. Os mais prejudicados são os mananciais do Caledônia, Cascatinha, Curuzu, Campo do Coelho, Amparo, São Pedro da Serra e Lumiar, que estão com sua vazão reduzida entre 50 e 80%.

O caso mais crítico ocorre no Caledônia, na cabeceira do Rio Cônego. O último registro de um bom índice pluviométrico naquela área foi em maio, quando ocorreu um índice de chuva de 79mm. Nos meses de junho e julho, o índice pluviométrico registrado foi considerado insignificante e desde o dia 19 de julho, não houve registro de qualquer chuva naquela área.

A Águas de Nova Friburgo distribuiu nota informando que o abastecimento de água está funcionando ainda em função da interligação dos sistemas, que permite transferir água de uma região para a outra e também graças às melhorias executadas nas estações elevatórias do município.

No manacial do Debossan, o segundo mais importante do município, há uma reserva de água graças aos investimentos feitos pela concessionária. Com isso, o sistema de distribuição no município continua equilibrado. No entanto, se não ocorrer chuvas em índices pluviométricos razoáveis (em agosto foram apenas 3mm) e o inverno continuar com temperaturas atípicas, a situação pode vir a ser agravar. Ainda segundo a concessionária, os locais mais atingidos são Cascatinha, Alto de Olaria, Vale dos Pinheiros, Amparo, Alto das Braunes, Cordoeira, Perissê, Vargem Grande, Mury, Varginha e Chácara do Paraíso.

A concessionária pede que a população não desperdice água. A Águas de Nova Friburgo acrescentou estar utilizando a produção da principal estação de tratamento da cidade, no Rio Grande de Cima, para manter a maior parte da população abastecida. Mas é indispensável a colaboração de todos com o uso racional da água, evitando o desperdício. “A colaboração deve ser essencialmente das pessoas que moram nas partes baixas da cidade e que estão recebendo água, pois se elas não economizar irão prejudicar o fornecimento de água para as moradias nas partes mais altas”, esclarece a nota.















A adutora do Caledônia está em situação crítica


Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.