Novidades
recent

Brasil apoia Moçambique na criação de sistemas de prevenção de calamidades

 Data: 06-10-2010

As bacias dos rios Búzi e Save, na região centro de Moçambique, vão ser acompanhadas por Comissões Operativas de Emergências (COE) no âmbito de gestão de risco de calamidades, cuja iniciativa conta com apoio da Alemanha, através da Agência de Cooperação Técnica (PRO-GRC/GTZ, e do Brasil, através do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com o jornal Notícias, uma delegação brasileira constituída por especialistas de diversas áreas encontra-se desde o passado domingo em Moçambique, para conhecer as realidades e demandas para o projecto de meteorologia, previsão e gestão de calamidades, discutir os conteúdos e coordenação, planificar actividades do primeiro ano entre outros aspectos.

As Comissões Operativas de Emergências deverão ser instaladas nos distritos localizados a jusante dos rios, onde funcionam actualmente os centros de análise e prognósticos no contexto dos Sistemas de Aviso-Prévio de Gestão de Calamidades (GRC).

Segundo a mesma fonte, a presença da equipa brasileira faz parte da cooperação trilateral Moçambique/Brasil/Alemanha, sendo constituída por especialistas e professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Pulo, Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Instituto Nacional de Meteorologia, Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas, Centro de Hidrografia da Marinha, Centro de Informação agro-meteorológica e Serviços Oceânicos da Marinha.

Fonte: http://www.clubofmozambique.com/pt/sectionnews.php?secao=mocambique&id=16252&tipo=one
Siga nosso Twitter para informações atualizadas http://twitter.com/nfriburgodebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.