Novidades
recent

Mais de 60% do abastecimento de água de Friburgo já foram restabelecidos

RIO - A concessionária Águas de Nova Friburgo informa que 65% do abastecimento de água da cidade já foi restabelecido. A empresa pede que cisternas sujas pela água da chuva ou do rio sejam limpas para que possam receber água potável. A concessionária está usando um helicóptero para dar continuidade aos reparos na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Grande de Cima, responsável pelos 35% de abastecimento ainda não restabelecidos.

A empresa reitera o pedido para que a população economize água, até que o abastecimento seja totalmente restabelecido. A Águas de Nova Friburgo esclarece ainda que todos os hospitais, incluindo os de campanha, estão sendo abastecidos por rede ou por pipas d'água. O mesmo acontece com as creches e os abrigos montados pela Prefeitura da cidade.

Ainda não há acesso terrestre à estação de Rio Grande de Cima, que também está sem energia. Usando retro-escavadeiras, cerca de 40 funcionários da empresa já estão no local e mais de cem homens - cedidos por outras concessionárias - estão envolvidos na reabertura do acesso ao local.

Abastecimento de água em Itaipava é normalizado

Em Itaipava, o abastecimento de água já foi normalizado. Mais um reservatório de 15 mil litros água potável foi instalado em no bairro Madame Machado. No total são 65 mil litros de água potável disponibilizada nos cinco reservatórios - um no Vale do Cuiabá, dois na Rua Philuvio Cerqueira e dois em Madame Machado.
Cinco caminhões-pipa fazem distribuição de água potável, outros três veículos fazem o trabalho de limpeza.

A concessionária Águas do Imperador está conseguindo realizar o tratamento da água do Rio Santo Antonio que está chegando à ETA Itaipava com 9.000 NTU ( unidade de turbidez). Normalmente a água do rio chega à ETA com 1.000 NTU, índice máximo de turbidez indicado para o tratamento. A ETA Itaipava tem capacidade para tratar 5 milhões de litros/dia, e mesmo com o alto índice de turbidez - que demanda mais tempo para o tratamento- 2 milhões de litros/dia estão sendo distribuídos.

Na ETA Itaipava também estão sendo produzidos 200 frascos de hipoclorito de sódio (cloro), que são entregues à Vigilância Sanitária para distribuição nos Postos de Saúde. Já foram entregues 810 frascos e a produção será realizada enquanto houver necessidade.

Veja a lista dos bairros com fornecimento restabelecido em Nova Friburgo, segundo a concessionária:

Muri
Ponte da Saudade
Bairro Ypu
Perissê
Parque D. João VI (parte baixa)
Bela Vista
Olaria
Paissandu
Centro (Alberto Braune e Moisés Amélio)
Varginha (parte alta)
Riograndina
Curuzu
Cônego
Cascatinha
Vargem Grande
Sítio São Luiz
Nova Suíça
Alto da Chácara
Catarcione
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.