Novidades
recent

Em Nova Friburgo quase metade dos envolvidos com tráfico de drogas são menores


    “É hora do poder público, entidades, igrejas e famílias friburguenses se unirem para tentar evitar que adolescentes enveredem pelo triste caminho das drogas”. O alerta é do comandante do 11º BPM, tenente-coronel Marcelo Freimann de Sousa, que apresentou na noite de terça-feira, 6, na Câmara de Vereadores, os índices recentes da violência em Nova Friburgo e nos demais sete municípios de atuação do batalhão, durante sessão proposta pelo vereador Marcos Medeiros. O comandante apresentou dados estatísticos da repressão ao crime, desencadeada por sua equipe, que vem superando as metas de êxito estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Chama a atenção, porém, o grande envolvimento de adolescentes no tráfico de drogas em Nova Friburgo. O levantamento aponta que 47% da mão de obra nas bocas de fumo do município são adolescentes entre 14 e 17 anos. A estratégia dos líderes do tráfico, segundo o policial, é utilizar os menores pois estes não podem ser presos quando flagrados em operações, apenas conduzidos à delegacia e encaminhados a Vara da Infância e Juventude.

    “Assusta chegarmos às comunidades onde o tráfico se faz presente e depararmos com jovens fortemente armados”, observou Freimann, preocupado com o crescimento da quantidade de drogas apreendidas pelo 11ºBPM só nos últimos quatro meses em Nova Friburgo: 263 quilos de cocaína, 20 quilos de maconha e 200 gramas de crack. Do total de apreensões de drogas, 67 pessoas foram flagradas e presas; 47% delas eram adolescentes, encaminhados posteriormente à Justiça.

    O delegado da 151ªDP, Luís Cláudio Cruz, observou ainda a grande participação de mulheres no tráfico de drogas no município. “É uma peculiaridade, pois em outras áreas conturbadas onde trabalhei, como nos complexos do Alemão, Maré e Borel, no Rio de Janeiro, a participação de mulheres adolescentes ou adultas é bem menor”, disse ele ao propor a efetivação de um “cinturão de segurança” no município, com ações estratégicas de combate à droga, em conjunto pelas polícias Civil e Militar, com apoio dos bombeiros e Guarda Municipal.

    “Estou na 151ª DP há pouco mais de um mês e me surpreendi com a queda de 81% nos roubos ao comércio e de 90% nos roubos a residências do ano passado para cá. É sinal de que a polícia está no caminho certo agindo com inteligência e sem nenhuma morte por auto de resistência, ou seja, nenhum policial aqui precisou matar alguém para se defender durante uma operação”, comemorou o delegado, que espera em breve oferecer melhor qualidade de atendimento à população com a inauguração da Delegacia Legal, ao lado do quartel do 11ºBPM. 

Assassinatos e roubos de rua caíram mais de 30% no último semestre

O comandante Marcelo Freimann comemorou também a queda nos índices de assassinatos e roubos de rua no primeiro semestre deste ano: 33%. A estimativa de homicídios para este período, de acordo Secretaria de Segurança Pública, era de até 22 assassinatos em Nova Friburgo; 11 foram consumados. O último assassinato ocorreu no início de maio. No ano passado a estimativa era de 51 assassinatos; ocorreram 43, uma queda de 16%. Para o comandante, esses resultados positivos refletem o êxito das estratégias desenvolvidas pela polícia com ações de inteligência e a confiança da comunidade ao fornecer denúncias pelas centrais 190 e 2523-4590.

Já os roubos de rua somaram no primeiro semestre deste ano 67 casos — numa estimativa de 100. O que preocupa agora a PM é a maior incidência de roubos de veículos. Nos municípios de atuação do 11º BPM ocorreram 13 casos no último semestre, cinco deles só em Nova Friburgo. O esperado eram sete para o Centro-Norte. Com isso registrou-se aumento de 83% neste tipo de crime. No ano passado os roubos de carros e de rua tiveram quedas de 48% e 43%, respectivamente, entre o total de casos registrados e a estimativa da Secretaria de Segurança Pública.

O vereador Marcos Medeiros valorizou a atuação da polícia e dos bombeiros no município e disse que as transmissões de algumas operações da PM, sem cortes e produzidas por ele, na emissora Nova TV, visam alertar à população, principalmente os jovens, “a aprender com o erro dos outros”. O vereador valorizou a estratégia da PM, que cumpre seu papel sempre evitando atirar, priorizando a captura.

A sessão contou ainda com a participação dos comandantes do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Luiz Emanuel Palência; da Guarda Municipal, André Luiz Santos, Zury Maurer, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), defensores e promotores do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP), representantes da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (CRPI) e diversos oficiais do 11º BPM. 

Fonte: Jornal A Voz da Serra

Você sentiu essa mudança?

Para denunciar problemas, irregularidades no seu bairro, mande um e-mail com fotos e/ou vídeos do problema para novafriburgoemdebate@gmail.com nome e e-mail ficarão em absoluto sigilo. Ajude a fiscalizar a nossa cidade, faça a tua parte!

Siga-nos no Twitter: @nfriburgodebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.