Novidades
recent

Nova Friburgo discute implantação de videomonitoramento em vias públicas

Em reunião no último dia 20, no gabinete do prefeito, representantes da Secretaria de Ordem Urbana, Guarda Municipal, policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, OAB, Conseg e CCS/11 examinaram juntos o projeto de monitoramento por câmeras desenvolvido pela secretaria de ordem urbana.
A etapa inicial do projeto consiste em trinta e duas câmeras de alta resolução espalhadas pelos principais pontos da cidade, desde Conselheiro Paulino até a Ponte da Saudade. Uma segunda fase, recentemente concebida cobriria todo o município, inclusive os distritos mais distantes e estaria voltada também para o monitoramento de rios e encostas, além da vigilância das redes municipais de ensino e saúde.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública (GGI/M) homologou o projeto na totalidade do ponto de vista técnico no que tange ao correto posicionamento dos equipamentos e sua enorme utilidade para a gestão da segurança pública na cidade.

O projeto será apresentado também, na próxima semana à câmara técnica do Codenf (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo).
“A concepção deste projeto foi uma das primeiras missões dadas à nossa equipe técnica ainda em janeiro de 2009. Monitoramento por câmeras significa melhor distribuição de recursos materiais e humanos, significa melhores condições de investigação e fazer policiamento e polícia com inteligência” afirmou o secretário de Ordem Urbana, Cel. Hudson de Aguiar Miranda.

O posicionamento dos equipamentos, já contempla, por exemplo, o monitoramento de todos os principais pontos de táxi, o que poderia ter auxiliado em muito, caso o sistema já estivesse em operação, numa elucidação ainda mais rápida do assassinato do taxista Juarez, ocorrido há poucos dias.

Antes de ser homologado pelo GGI, o projeto já foi analisado e aprovado pela Secretaria de Segurança do Estado após ser entregue pessoalmente pelo Cel. Hudson ao secretário estadual José Mariano Beltrame.
“Temos esbarrado ao longo desses dois anos na ausência de verbas para a implantação do projeto. Esperamos que o Codenf e as entidades que o integram possam auxiliar no sentido de viabilizar verbas estaduais e até mesmo federais para que finalmente possamos implantá-lo em benefício da segurança do friburguense e do turista”, declarou ontem o secretário executivo do GGI e comandante da Guarda Municipal, André Luis Santos.

O presidente da OAB local, Carlos André Pedrazzi, destacou a necessidade de que a operação do sistema esteja firmemente baseada em uma norma de respeito à privacidade do cidadão. No que foi acompanhado pelos demais membros do gabinete.

Os representantes da Secretaria de Ordem Urbana informaram que o sistema será operado, após sua implantação, exclusivamente por servidores públicos do município e do Estado, ligados à segurança pública, trânsito e à Defesa Civil e somente eles terão acesso às imagens captadas com finalidade exclusiva de gestão de segurança, trânsito e investigação criminal (no caso da Polícia Civil). Contudo, afirmaram que são bem-vindas e cuidadosamente analisadas todas as sugestões de aprimoramento da norma encaminhadas pela OAB e pelos conselhos de segurança.

A próxima reunião do GGI acontecerá no dia 22 de agosto próximo.

Você é a favor ou contra do monitoramento por câmera das nossas vias públicas?

Para denunciar problemas, irregularidades no seu bairro, mande um e-mail com fotos e/ou vídeos do problema para novafriburgoemdebate@gmail.com nome e e-mail ficarão em absoluto sigilo. Ajude a fiscalizar a nossa cidade, faça a tua parte!

Siga-nos no Twitter: @nfriburgodebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.