Novidades
recent

Crédito para obras no Três Irmãos e outras três comunidades está parado no banco


Há praticamente dois anos, desde a tragédia climática de janeiro de 2011, os moradores de áreas densamente povoadas em Nova Friburgo aguardam o início das obras de reconstrução de encostas. É o caso, por exemplo, da população residente no Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino, onde, nesta terça-feira, 13, uma avalanche de pedras quase voltou a provocar uma nova tragédia, atingindo diversas moradias. O início das obras do Três Irmãos, Floresta, Jardinlândia e Jardim Ouro Preto não foi deflagrado ainda por questões burocráticas e não por falta de recursos, já que os créditos referentes à reconstrução já estão liberados e depositados há quase um ano.
 
Segundo informações do governo estadual, a verba para as quatro obras estão autorizadas desde o ano passado e depositadas na Caixa Econômica Federal. Na ocasião, uma empresa contratada em regime emergencial chegou a montar um canteiro no Três Irmãos, porém, o Ministério das Cidades e a instituição financeira exigiram que fossem adotados os procedimentos normais para a licitação, o que fez tudo voltar à estaca zero. Um dos problemas burocráticos seria a exigência da formatação de um novo projeto de drenagem das quatro encostas em questão.
 
Após o novo deslizamento ocorrido esta semana no Três Irmãos é provável que a obra no bairro seja totalmente reformulada, atrasando ainda mais qualquer providência definitiva quanto àquela área de risco. Enquanto a burocracia pública emperra a reconstrução, a população friburguense convive com o medo das fortes chuvas, comuns neste período do ano.


Pezão: ocupação desordenada dificulta remoção de pessoas em área de risco

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, reuniu-se nesta terça-feira, 13, em Brasília, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, para conversar sobre os investimentos e os avanços feitos na prevenção de desastres naturais. Segundo Pezão, o encontro teve como objetivo ampliar a parceria dos dois governos e repassar informações sobre o andamento das obras no Estado do Rio, principalmente na Região Serrana, e também sobre a aplicação de verbas na prevenção de desastres.
 
“Na reunião, fizemos um balanço de tudo o que temos feito em termos de obras e investimentos com o objetivo de prevenir desastres naturais. Temos avançado nessa área, já realizamos diversas obras de contenção de encostas, o sistema de alarmes na Região Serrana tem funcionado muito bem. Temos que agilizar os processos burocráticos referentes a desapropriações e remoção de população em áreas de risco. Estamos trabalhando em conjunto com o governo federal, que acompanha de perto os avanços que temos conquistado”, afirmou Pezão.
 
 Sobre o deslizamento de pedras ocorrido no mesmo dia no bairro Três Irmãos, o site oficial do governo estadual disse que o vice-governador afirmou que o estado tem trabalhado com afinco para resolver os problemas na região: “Os problemas na Região Serrana são grandes. Ocorre ocupação desordenada na região há 40 anos e isso dificulta o processo de retirada de moradores de áreas de risco. Estamos trabalhando muito para avançar no trabalho de prevenção de desastres”, disse Pezão.
 
Ainda segundo o site, o secretário nacional de Defesa Civil do Ministério de Integração Nacional, Humberto Viana, também participou da reunião com a ministra Gleise Hoffmann e o vice-governador, acrescentando que, diante da grande quantidade de chuva que caiu em Friburgo esta semana, o governo federal enviou uma força nacional de emergência “para acompanhar tudo o que acontece e também ofereceu suporte da força nacional do SUS para auxiliar possíveis vítimas do temporal”.
 
http://www.avozdaserra.com.br/coluna/5/credito-para-obras-no-tres-irmaos-e-outras-tres-comunidades-esta-parado-no-banco
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.