Novidades
recent

Nova Friburgo conectada e monitorada


Cerca de R$ 1,5 milhão serão investidos pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, em Nova Friburgo para implantação do projeto Cidade Inteligente. Os recursos foram conseguidos pelo então deputado estadual, Rogério Cabral, em 2007, hoje prefeito do município.

O projeto de implantação de rede de monitoramento urbano contempla a telefonia em rede, internet, comando de semáforos, monitoramento de queimadas, encostas e rios, além de central de monitoramento através de câmeras, sistema de alerta via SMS e biometria digital, e tem o objetivo de integrar todas as secretarias da prefeitura através de fibra óptica, mas também de oferecer internet gratuita para a população.

A primeira fase da Cidade Inteligente prevê a implantação da rede, criação da central de monitoramento, implantação das câmeras, dos servidores de telefonia e de internet. Após a compilação de todos os dados que estão sendo levantados junto às secretarias municipais sobre a realidade de cada uma e suas necessidades, a primeira fase deverá ser concluída em 90 dias. Inicialmente, serão instaladas 32 câmeras fixas em 32 km do centro urbano, tendo mais quatro câmeras flutuantes que poderão ser deslocadas conforme a necessidade. Na segunda fase, serão instaladas mais 64 câmeras em 148 km de extensão, abrangendo o município. Isso sem contar com as câmeras de monitoramento em cada unidade escolar, cerca de 130, entre escolas e creches.

O projeto, que vem sendo coordenado pela Uerj, permitirá que Nova Friburgo passe a ter um serviço público municipal integrado, conectado e mais ágil, interligando órgãos diversos. Segurança será outro benefício a ser conquistado para a população com a Cidade Inteligente, seja através do monitoramento dos pontos de maior concentração de pessoas e comércio, seja em relação ao meio ambiente, com permanente monitoramento de rios, como também do trânsito.

Fonte: Sec. Comunicação Social PMNF
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.