Novidades
recent

Após chuva, rio invade casas em Debossan



A forte chuva que atingiu a região de Mury na noite desta quarta-feira, 4, fez o Rio Santo Antônio transbordar e as águas invadiram duas casas na Rua José Manuel Dias, em Debossan, em frente ao Hotel Mury Garden. Segundo a Defesa Civil, uma pessoa morava em uma casa e quatro ao lado. As famílias perderam móveis, eletrodomésticos e alimentos porque os imóveis estão localizados abaixo do nível do rio. Apesar das perdas, um engenheiro da Prefeitura esteve no local e constatou que as casas não sofreram danos estruturais. As famílias estão desabrigadas.

O tenente-coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil, disse ontem, 5, que a chuva que caiu sobre a cidade foi mais concentrada da Ponte da Saudade até Mury. "Em Debossan foram registrados, por pluviômetros, 75 mm; já em Mury, 54 mm. Em outros bairros, como no Centro, a quantidade de chuva foi bem menor. Em alguns, nem choveu”, explicou. A Defesa Civil ainda registrou uma queda de árvore na estrada que dá acesso ao bairro Macaé de Cima e um destelhamento na Clínica Santa Lúcia.

A Secretaria estadual de Defesa Civil emitiu alerta para ocorrências de chuva moderada a forte na noite de quarta-feira, 4. De acordo com o informe, além de Nova Friburgo, a capital, e os municípios de Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana, e Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, na Costa Verde, estavam em estágio de alerta. A nota ainda explicava que técnicos da Defesa Civil estão em contato permanente com agentes municipais enviando atualizações do monitoramento feito por hidrólogos, geotécnicos e meteorologistas no Centro Integrado de Controle e Comando (Cicc).

Por causa da aproximação de uma frente fria e da possibilidade de chuva e rajadas de vento fortes a partir da tarde de ontem, a cidade está em estado de atenção e, segundo o coronel Mori, oitenta agentes estão de sobreaviso para entrarem em ação caso haja necessidade nas áreas de risco. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte.
 
Reportagem: A Voz da Serra
Imagens: Cruz Vermelha Brasileira - Nova Friburgo
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.