Novidades
recent

Manifestantes se amarram à árvore e impedem corte em Friburgo


Uma manifestação nesta quinta-feira (29) interrompeu o trabalho de corte e poda dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Centenas de pessoas se reuniram no local com faixas, cartazes e apitos e impediram o trabalho da Defesa Civil. Um grupo ficou em volta de um dos eucaliptos que seria cortado, amarrados com cordas, e não pretendem sair do local até que o município desista da ação.

O movimento chamou a atenção de quem passava pela praça e está dividindo opiniões. O município afirma que a prioridade é a vida e a segurança da população, após vários acidentes envolvendo quedas de galhos no local. Mas, para quem defende a preservação da história da cidade e das árvores, a ação é “assassina” e “mutilatória”.



Até esta quinta, 26 árvores foram cortadas e várias já foram podadas. A prefeitura está seguindo um estudo da Universidade Estácio de Sá que prevê o corte raso de 40 eucaliptos e a poda de outros 44. Caso o executivo seguisse um estudo apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), seriam cortados 102 eucaliptos dos 160 existentes na praça.

Nesta tarde, a Policia Militar foi chamada para tentar convencer os manifestantes a deixarem a praça, mas o grupo insistiu no protesto. O G1 entrou em contato com a Defesa Civil do município para saber quando os trabalhos serão retomados, mas o órgão não informou o prazo para isso acontecer.


Para denunciar problemas, irregularidades no seu bairro, mande um e-mail com fotos e/ou vídeos do problema para novafriburgoemdebate@gmail.com nome e e-mail ficarão em absoluto sigilo. Ajude a fiscalizar a nossa cidade, faça a tua parte!

Siga-nos no Twitter: @nfriburgodebate

Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.