Novidades
recent

Moradores de rua lavam roupa na Fonte do Suspiro


Fotos tiradas no mês de janeiro e divulgadas nesta quarta-feira (25) por moradores da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, mostram um grupo de pessoas que está morando em um terreno do local. O grupo utiliza a Fonte do Suspiro, reinaugurada em dezembro do ano passado, para tomar banho e lavar roupas. O problema preocupa quem passa por um dos principais pontos turísticos da cidade, que atrai visitantes para o Teleférico, Teatro Municipal e à Igreja de Santo Antônio.

“Esse é um problema recorrente, que acontece há muitos meses. Hoje mesmo tinha gente lavando roupa lá na fonte. Já tentei de tudo, fui à prefeitura, falei com o comando da Polícia Militar, mas ninguém faz nada”, afirmou Antônio José Monerat Miranda, morador da Praça do Suspiro, afirmando que as pessoas se sentem ameaçadas.


Segundo Antonio, esses moradores de rua abordam estudantes, idosos e pedem dinheiro. “Eles não são mendigos. É um grupo com cerca de 20 pessoas. Às vezes eles somem por alguns dias, depois voltam. É um absurdo”, disse.

De acordo com o tenente-coronel Carlos Hespanha, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, o policiamento de rotina é feito diariamente no local. Ele afirmou que a PM não vai se omitir em caso de crimes no local, mas não há como impedir essas pessoas de pedirem dinheiro, por exemplo.

A reportagem do G1 entrou em contato com a prefeitura para saber como o município pretende solucionar o caso e foi informada que “a Secretaria de Assistência Social percorre este e outros locais da cidade diariamente tentando convencer essas pessoas a receber ajuda para voltar para suas casas e cidades de origem”.

A prefeitura informou que tem um programa de reinserção, internação e de retorno aos seus locais de origem, “mas o trabalho de convencê-los a receber ajuda é diário e longo, pois cumpre lembrar que o direito de ir e vir está garantindo pela Constituição e não se pode usar a força para tirar essas pessoas das ruas”.


A Secretaria de Assistência Social disse que essas pessoas, atualmente, encontram-se na qualidade de friburguenses, mesmo se forem de outras cidades, pois são alvo de ações conjuntas com outras secretarias municipais e têm acesso à rede de proteção e garantia de direitos. “A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho não recambia - recambiar é termo técnico usado para retornar as pessoas para os seus municípios de origem - a não ser estritamente dentro das normas técnicas definidas para este procedimento”, revelou trecho da nota enviada ao G1.

 Fonte: G1
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.