Novidades
recent

Conta da Energisa sobe 26,9% e novo reajuste está previsto para junho


A conta de luz dos 96 mil imóveis friburguenses atendidos pela Energisa fica 26,9%, em média, mais cara a partir de segunda-feira, 2. O aumento foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal que controla as alterações tarifárias da distribuição de eletricidade. Na indústria e comércio, a fatura poderá ter impacto ainda maior  - ultrapassando 30%.

A alta, no entanto, não impedirá a revisão anual das contas da Energisa, realizada tradicionalmente em junho, que pode reajustar a tarifa novamente. Em 2014, por exemplo, o reajuste médio foi de 14%. Os percentuais aplicados agora e depois também deverão ser repassados para a Taxa de Iluminação Pública.

O aumento no custo da energia tem impactos não só nas contas de luz. É o chamado efeito indireto nos preços. Os reajustes afetam também lojas, fábricas e todos os outros tipos de negócio. E a solução deles aparentemente vai ser uma: repassar o custo no preço dos produtos.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS - A Aneel também aprovou nesta sexta-feira, 27, o sistema de bandeiras tarifárias que, a partir de março, elevará o custo de energia de R$ 3,00 para R$ 5,50 cada 100 quilowatt-hora (kWh). Isso ocorre porque a região Sudeste está sob a bandeira de custo mais alto, a vermelha. Os valores também entram em vigor a partir do dia 2 de março.

Fonte: Nova Friburgo em Foco
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.