Novidades
recent

Retomadas as obras no Rio Bengalas e no Córrego Dantas

Quem passa pela Avenida Governador Roberto Silveira, no distrito de Conselheiro Paulino, deve ter observado operários e máquinas aos poucos voltando a trabalhar nas margens do Rio Bengalas. Nos últimos dias, empregados do consórcio que realiza o serviço foram vistos por moradores fazendo medições topográficas e limpezas nas margens do rio. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as obras no Bengalas e no Córrego Dantas, entretanto, não estavam paralisadas. "Estavam em fase de estudos geotécnicos e de desapropriação. A previsão é que os trabalhos recomecem nos locais citados ainda no mês de abril de 2015. Já foram executados 50% das obras de recuperação ambiental em Nova Friburgo”, informa a nota enviada na noite de quarta-feira, 1º de abril.


A maior obra realizada na cidade pelo Consórcio Rio Bengalas — formado pela EIT Engenharia e a Ferreira Guedes, empresas vencedoras da licitação — visa o controle de inundação e recuperação ambiental dos rios que em quase todos os anos transbordavam, inundando ruas, invadindo casas e o comércio local. Em 2011, com a tragédia das chuvas na Região Serrana, os estragos foram ainda maiores. A ocupação desordenada das margens de alguns trechos desses rios causou o estrangulamento da calha necessária ao escoamento das águas. Além disso, a erosão das margens causaram degradação e obstruções devido ao grande volume de assoreamento dos rios. Essas razões potencializam as inundações, de acordo com projeto.

Os governos estadual, por meio da Secretaria de Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e federal, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), estão investindo R$ 195 milhões no projeto, que deve ser concluído em abril de 2016. No Rio Bengalas e no Córrego Dantas estão sendo executados serviços de aumento da calha junto com dragagem e desassoreamento, que proporciona maior capacidade de escoamento, aumentando a vazão e minimizando a ocorrência de futuros alagamentos e inundações. Para garantir a estabilidade das margens no Córrego Dantas, o consórcio está aplicando revestimentos nas laterais com grama grampeada e concreto, por exemplo. No Bengalas, a estabilidade das margens está sendo mantida com cortinas atirantadas. 

No projeto, também está previsto reflorestamento com plantio de espécies nativas em trechos ao longo do Córrego Dantas para evitar o assoreamento do rio. Além disso, será urbanizada uma área de 77 mil metros quadrados ao longo do rio para reordenar o uso do solo e a recuperação ambiental da área, evitando futuras invasões e ocupações irregulares das margens, e criando espaços de lazer e convivência para a população. Uma ciclovia também será construída em todo o trecho dos dois rios que atravessam a cidade. 

Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.