Novidades
recent

Nova Friburgo conquista, oficialmente, o título de Cidade Real


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu por unanimidade, durante sua sessão da última quinta-feira, 27, o título de “Cidade Real” a Nova Friburgo, reconhecendo que a cidade serrana foi a única do país a ser fundada a partir de decreto real. A medida foi apresentada através de projeto de lei elaborado pelo gabinete do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), a partir de levantamento histórico e indicações encaminhadas pelo vereador friburguense Professor Pierre, no fim de 2014.
 
Ao pronunciar-se em defesa do projeto de lei n.º 3187/14, Marcelo Freixo — que há alguns anos recebeu o título de cidadão friburguense das mãos do próprio Pierre — reforçou a importância do projeto para o turismo de Nova Friburgo. “Esta é uma demanda de toda a sociedade civil, que vem de quem está preocupado com a reconstrução de uma cidade que todos nós sabemos pelo que passou recentemente. Friburgo é a única cidade criada por decreto real, a única que tem esse valor histórico imenso, e deve poder explorar [essa condição] em termos turísticos”, disse o vereador.

Em seu breve discurso, que pode ser conferido em vídeo no site de A VOZ DA SERRA na internet, Freixo citou também a Fundação Dom João VI, agradecendo publicamente ao presidente Alexandre Meinhardt por ter fornecido uma cópia do decreto de Dom João VI. Por fim, o parlamentar lembrou da proximidade em relação ao bicentenário friburguense, e ressaltou as qualidades locais que fizeram por merecer elogios até mesmo de Machado de Assis.


 Idealizador da medida, o vereador Professor Pierre fez questão de elogiar os deputados pela maneira como apoiaram e deram tratamento rápido ao projeto. “A iniciativa do deputado Marcelo Freixo em apoiar essa ação foi essencial para essa justa conquista para Nova Friburgo. Importante registrar também que a proposta contou com apoio muito importante das comissões de Turismo, de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, de Cultura e de Constituição e Justiça da Alerj, e de todos os deputados. Tal medida provocará positivamente os setores culturais e turísticos, desenvolvendo um traço nato do município, portanto sua identidade: o reavivamento das riquezas históricas e culturais, o robustecimento da vocação turística e, por fim, ajudará a impulsionar Nova Friburgo para que renasça de sua própria história, pois ‘Somos quem fomos’. Em suma, essa proposta legislativa, tornada lei estadual, certamente redundará em efeitos benéficos aos setores sociais e econômicos de Nova Friburgo, com potencial eco no entorno, assim como para o estado”, disse Pierre.

De forma curiosa, e graças à já citada colaboração da Fundação Dom João VI, a expectativa é de que a publicação do novo título de Nova Friburgo, devidamente registrado em forma de lei estadual, seja acompanhada da publicação do próprio decreto que deu origem ao município, quase duzentos anos depois. De acordo com Pierre, o próximo passo é buscar o mesmo tipo de reconhecimento junto ao Congresso Nacional, provavelmente a partir do gabinete do senador Cristóvam Buarque, que tem visita marcada a Nova Friburgo no próximo dia 31 de outubro.

Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.