Novidades
recent

Friburgo Sustentável: O bueiro ecológico e inteligente


No momento em que a Prefeitura de Nova Friburgo começar (ou pelo menos deveria) a desobstruir as redes de águas pluviais da cidade, como forma de recuperar o sistema e prevenir a ocorrência de novas inundações, um novo sistema para limpeza de bueiros pode ser a solução mais eficaz para reduzir novos problemas. O bueiro inteligente foi criado por uma empresa para reduzir os alagamentos provocados pelo acúmulo de lixo depositados nos bueiros.

Como não dá para esperar que a população vá, de um momento para outro, ter educação suficiente para não jogar lixo nas ruas (ou escolher melhor seus governantes), uma alternativa foi criada em Belo Horizonte e já está sendo implantada em São Paulo: o bueiro inteligente.


O sistema é composto por um software e uma cesta de filtragem. Ela é  instalada dentro dos bueiros e tem capacidade de armazenar 300 litros. Age como uma peneira: retém os resíduos e deixa a água passar. Quando o lixo alcança 80% da capacidade, um dispositivo avisa a central, que aciona as empresas responsáveis pela limpeza. Isso impede que os bueiros fiquem obstruídos e, na hora das chuvas, agravem as enchentes.

Segundo o diretor da empresa que criou o sistema, Carlos Chiaradia, já foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões no projeto. Ele afirma que o investimento inicial é mais alto do que o de um bueiro comum, mas "é uma solução definitiva e preventiva, não corretiva como acontece atualmente", comentou Chiaradia ao portal Terra.

O novo sistema agiliza o trabalho, uma vez que as equipes recebem informações sobre quais locais estão em situação mais crítica. Atualmente é possível recolher o lixo de 40 bueiros por dia. A partir do novo sistema, esse número pode subir para até 250. A tecnologia facilita a operação, pois exige apenas a coleta do material já armazenado nos filtros.


Juntos, somos mais fortes. Nova Friburgo, eu amo, eu cuido!

Curta a página no Facebook facebook.com/NovaFriburgoemDebate
Visite o nosso site novafriburgodebate.blogspot.com.br
Siga-nos no Twitter twitter.com/nfriburgodebate
Inscreva-se no nosso canal no Youtube youtube.com/NFemDebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.