Novidades
recent

Aos trancos e barrancos nossa história sobrevive!

Acredito que todos que gostam da nossa cidade têm um pensamento comum, não temos muito o que apresentar sobre a nossa história, nossos prédios, casarões e sobrados antigos, em sua grande maioria deram espaço a estacionamentos, novos prédios. Foram ao chão para dar espaço a modernidade, ao novo. Muitas vezes esse novo trouxe a mesmice para a nossa paisagem urbana. As construções antigas, em sua maioria além de amplas portas, janelas, continham ricos detalhes em suas fachadas.

Não estou colocando, aqui, a modernidade como vilã, estou apenas querendo dizer que a nossa cidade ganharia muito em termos turísticos caso tivéssemos um sério planejamento em relação a proteção do nosso patrimônio antigo.

O patrimônio da nossa Cidade Real deveria ser mais bem zelado.
Hoje em dia cidades, brasileiras ou não, recebem milhares de turistas por causa de suas antiguidades, sejam elas quais forem. Quito, capital do Equador, é um ótimo exemplo, souberam dosar, mesclar bem o antigo e o novo, o reflexo disso foi uma enxurrada de turistas, que vão a cidade para ver sua beleza arquitetônica colonial. Um exemplo perto da gente, Petrópolis! A Cidade Imperial recebe em torno de 1,5 milhões de turistas e visitantes ao ano.

Mesmo com inúmeros governos que tivemos e muitos deles não preservaram nada em nossa cidade, ainda temos bons resquícios da nossa história, de pé.

Ainda temos um número significativo de sobrados, alguns casarões. Infelizmente quase todos estão situados em áreas muito valorizadas e sofrem com a especulação imobiliária. Muitas vezes acabam abandonados pelos donos.

Eu acho que todos os móveis antigos da cidade, deveriam ser tombados e seus donos terem completa isenção de iptu (hoje a redução chega a 75%) e um auxílio, exclusivo para uso em reformas e manter  o patrimônio e a história de pé.

Hoje fiz algumas fotos de alguns sobreviventes no centro da cidade. Infelizmente a fiação aérea impede uma boa visualização, mas está valendo (clique nas imagens para ampliá-las):

Rua Farinha Filho






Rua Nossa Senhora de Fátima (Rua do Sanjaya)


Rua Oliveira Botelho







Rua Fernando Bizzotto



Imagina só o quanto a nossa cidade ganharia em beleza, cultura, turismo, com mais exemplos como esses!


Ajude a fazer da nossa Nova Friburgo um lugar melhor para viver!

Juntos, somos mais fortes. Nova Friburgo, eu amo, eu cuido!
 

Para denunciar problemas, irregularidades no seu bairro, mande um e-mail com fotos e/ou vídeos do problema para novafriburgoemdebate@gmail.com nome e e-mail ficarão em absoluto sigilo. Ajude a fiscalizar a nossa cidade, faça a tua parte!


Curta a página no Facebook facebook.com/NovaFriburgoemDebate
Visite o nosso site novafriburgodebate.blogspot.com.br
Siga-nos no Twitter twitter.com/nfriburgodebate
Inscreva-se no nosso canal no Youtube youtube.com/NFemDebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.