Novidades
recent

Escola em Nova Friburgo é nota dez em preservação da natureza


O Centro Educacional Souza Poletti, localizado no bairro Bela Vista em Nova Friburgo, chama a atenção por conta do seu empenho em estimular a conscientização ambiental dos seus estudantes e comunidade local. São inúmeras iniciativas que buscam preservar o meio ambiente de maneira prática e compartilhada.

A direção do CESP aceitou a sugestão de Alex e Adriana Santos da Elas Ecomodas e criou, em 2012, o ponto de coleta de óleo de cozinha usado cuja ideia inicial era atender aos responsáveis pelos estudantes e estimulá-los à preservação ambiental de modo a não descartarem no ralo o óleo gerado em suas próprias casas. A escola – que não usa frituras nas refeições dos alunos, seguindo uma nutrição balanceada em seu cardápio – implantou dentro da própria instituição o ponto coletor e periodicamente lembra aos pais dos estudantes por meio de comunicados pedindo para que estes levem o óleo de cozinha para ser despejado no galão plástico reservado para este fim.

A iniciativa do Souza Poletti deu tão certo que hoje a escola é um referencial no bairro e até mesmo pessoas que não tem seus filhos matriculados ali passaram a entregar o óleo usado com o objetivo de colaborar com a preservação do meio ambiente dando um destino correto a este resíduo que é tão prejudicial a natureza, no caso de ser despejado irregularmente. São restaurantes, lanchonetes e diversos pais de estudantes que descartam periodicamente o óleo no coletor do CESP. “Ao longo destes anos já coletamos mais de 800 litros de óleo de cozinha usado e hoje não conseguimos sequer pensar em parar com esta iniciativa ambiental, pois isto nos torna colaboradores de um mundo melhor” – concluiu a diretora do CESP, Flávia Poletti.

O óleo de cozinha coletado pelo Souza Poletti é recolhido pela empresa Disk Óleo de Nova Friburgo – que chega a recolher mais de 15 mil litros deste material em diversos pontos na região serrana -, e que o destina à capital ao Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), criado pela Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com o Inea. Todo o resíduo é transformado em diversos subprodutos, assim como sabão e serve como um composto para fabricação de rações para animais, por exemplo.

Para mais informações, ligue 22 2523-9068 ou acesse www.escolasouzapoletti.com.br.


Fonte


Ajude a fazer da nossa Nova Friburgo um lugar melhor para viver!

Juntos, somos mais fortes. Nova Friburgo, eu amo, eu cuido!  
 

Para denunciar problemas, irregularidades no seu bairro, mande um e-mail com fotos e/ou vídeos do problema para novafriburgoemdebate@gmail.com nome e e-mail ficarão em absoluto sigilo. Ajude a fiscalizar a nossa cidade, faça a tua parte! 


 Curta a página no Facebook facebook.com/NovaFriburgoemDebate
Visite o nosso site novafriburgodebate.blogspot.com.br
Siga-nos no Twitter twitter.com/nfriburgodebate
Inscreva-se no nosso canal no Youtube youtube.com/NFemDebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.