Novidades
recent

Queremos Políticas Públicas para a Proteção Animal


Por toda a minha vida sempre convivi com animais ao meu lado. Já morei em sítio, local onde pude conviver com diversos animais diferentes, cachorros, gatos, cavalos, galinhas, patos, sapos, porcos, peixes, enfim, tudo que se pode encontrar morando cercado de verde.

Atualmente moro na cidade, mas mesmo assim, nada me impede de poder dar um lar com muito amor e carinho para 10 cachorros e 2 gatos.

Por isso, tenho um amor e respeito enorme pelos animais. Para mim, eles merecem todos os direitos, merecem respeito e um tratamento digno por parte do poder público.

E, atualmente, não é essa a realidade vivida pelos animais em Nova Friburgo.

Pensando nisso, elenquei algumas questões que gostaria de ver funcionando na nossa cidade:
    1. Castra móvel: Ação periódica de castração de animal doméstico nos bairros, com prioridade às pessoas de baixa renda e animais de rua, evitando o aumento da população de animais abandonados;
    2. Centro de Passagem: espaço para o recolhimento de animais de rua. Para que recebam atendimento de recuperação (vacina, vermífugo e castração) para posterior campanha de adoção realizada pela Prefeitura;
    3. Coleiras reflexivas em animais de rua, para evitar que sejam atropelados;
    4. Ação em conjunto com as mídias de Nova Friburgo para divulgação de animais perdidos;
    5. Lei Municipal contra abandono e maus tratos de animais, com poder para penalizar com multa ou prisão, através de denúncias e flagrantes feitos por agentes da lei ou por populares, em situação de maus tratos;
    6. Amparo aos protetores de animais da cidade: Criação de um Conselho Municipal de Bem Estar Animal. Algo pretendido há anos pelos protetores e simpatizantes da causa. 
    7. Regulamentar a situação do uso de animais para fins turísticos, com fiscalização de horário de trabalho dos animais e obrigatoriedade de espaço coberto para descanso, alimentação e hidratação. Verificação clínica veterinária periódica, como obrigação para liberação de funcionamento da atividade.
    8. Estabelecer área do município para a criação de um cemitério animal; muitas pessoas não têm onde enterrar o seu animal e acabam colocando no lixo, podendo gerar um problema de saúde pública.
    9. Estabelecer política educacional no sentido de fomentar na criança a ideia que o animal doméstico é um companheiro e entender que deve ser tratado com respeito e dignidade;
    10. Instituir um sistema de identificação e cadastramento de animais no município.


    Eduardo Trigo

    Eduardo Trigo

    De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

    Tecnologia do Blogger.