5ª Parada do Orgulho LGBT em Nova Friburgo
Nos próximos dias 20, 21 e 22, o respeito à diversidade sexual, assim como a cultura LGBT, será o tema da ampla programação de eventos em Nova Friburgo e que terminarão na tradicional ‘Parada do Orgulho LGBT’, que vai ser realizada pelo quinto ano, através da avenida Alberto Braune. Uma festa que costuma atrair muita gente, que aproveita o evento para manifestar seu apoio e celebrar a diversidade.
Na sexta-feira, 20, acontecerá um coquetel de abertura da programação no Palácio da Cultura, antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, seguido de esquete teatral, show de drags queens e slide-show com vídeos; será apresentado ainda o tema da festa desse ano: ‘Pra não dizer que não falei das flores’. Homofobia, criminalização já! A música de Geraldo Vandré inspira a parada desse ano, tendo por base a triste situação da discriminação e violência contra LGBT na região e em todo País. Ainda assim, o evento reforçará a necessidade de cada um “dar a volta por cima”, e mesmo sendo alvo de discriminação, ir à luta para defender os seus direitos de amar livremente.
Enfrentando a homofobia
Um seminário pela cidadania LGBT acontecerá no sábado, 21, a partir das 9 horas, na Usina Cultural Energisa. O tema inicial será ‘Enfrentando a homofobia, discutindo as sexualidades e promovendo a cidadania LGBT’, que será iniciado com o café da manhã da diversidade, após o qual terá sequencia o tema principal do evento ‘Pra não dizer que não falei das flores. Homofobia, criminalização já!’, além de oficinas com o grupo Arco Íris, do Rio de Janeiro.
Ainda no sábado, a partir das 13 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, acontece também a Feira ‘Mover-se’ pela Cidadania, com espetáculos de drags, a cantora de MPB Manu, djs, e atrações convidadas do Rio. O Ônibus da Saúde estará no local distribuindo informativos sobre saúde e cidadania LGBT, preservativos e fazendo a vacinação contra hepatite B.
A partir das 22 horas, ainda do sábado, começam os agitos com a Festa Oficial da 5ª ‘Parada do Orgulho LGBT’ de Nova Friburgo, na quadra da Unidos da Saudade, com djs, drags, gogo boys, gogo girls da cidade e do Rio. Somente para este evento será cobrado ingresso, sendo que a classificação etária é de 18 anos.
O ponto máximo será, no domingo, 22, na praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir das 13 horas, com a concentração da Parada do Orgulho LGBT de Nova Friburgo, trio elétrico, djs e drags cariocas, delegações de ativistas dos municípios do Estado, presença de artistas, personalidades e autoridades.
Contra a discriminação
Todos os eventos estão relacionados às reivindicações dos gays, lésbicas, travestis e transgêneros, entre as quais se destacam: a aprovação do projeto de lei Nº 122/06, que criminaliza a homofobia, equiparando-a ao crime de racismo, uma lei municipal contra a discriminação a LGBT e a favor de políticas públicas municipais de defesa e garantia dos direitos LGBT.
As festividades da 5ª Parada do Orgulho LGBT são realizadas pelo Movimento da Diversidade na Serra - Mover-se, com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através do Centro de Referência Hanna Suzart, grupo Arco-Iris, Secretaria Estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Coordenação Municipal de Prevenção de DST/AIDS de Nova Friburgo e da Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho.
Acho Uma Vergonha Esse Tipo De Evento.....
ResponderExcluirQuem vive no Anonimato é ladrão. Não tem pq se envergonhar de mostrar a cara e dar a tua opinião!
ResponderExcluirPenso que cada pessoa tem o direito de ser o que quiser, mas nao impor sua forma de ser sobre os outros. Imposição é tipico de autoritarismo.
ResponderExcluir