Novidades
recent

5ª Parada do Orgulho LGBT em Nova Friburgo

(Matéria do Jornal A Voz da Região)

Nos próximos dias 20, 21 e 22, o respeito à diversidade sexual, assim como a cultura LGBT, será o tema da ampla programação de eventos em Nova Friburgo e que terminarão na tradicional ‘Parada do Orgulho LGBT’, que vai ser realizada pelo quinto ano, através da avenida Alberto Braune. Uma festa que costuma atrair muita gente, que aproveita o evento para manifestar seu apoio e celebrar a diversidade.

Na sexta-feira, 20, acontecerá um coquetel de abertura da programação no Palácio da Cultura, antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, seguido de esquete teatral, show de drags queens e slide-show com vídeos; será apresentado ainda o tema da festa desse ano: ‘Pra não dizer que não falei das flores’. Homofobia, criminalização já! A música de Geraldo Vandré inspira a parada desse ano, tendo por base a triste situação da discriminação e violência contra LGBT na região e em todo País. Ainda assim, o evento reforçará a necessidade de cada um “dar a volta por cima”, e mesmo sendo alvo de discriminação, ir à luta para defender os seus direitos de amar livremente.



Enfrentando a homofobia

Um seminário pela cidadania LGBT acontecerá no sábado, 21, a partir das 9 horas, na Usina Cultural Energisa. O tema inicial será ‘Enfrentando a homofobia, discutindo as sexualidades e promovendo a cidadania LGBT’, que será iniciado com o café da manhã da diversidade, após o qual terá sequencia o tema principal do evento ‘Pra não dizer que não falei das flores. Homofobia, criminalização já!’, além de oficinas com o grupo Arco Íris, do Rio de Janeiro.

Ainda no sábado, a partir das 13 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, acontece também a Feira ‘Mover-se’ pela Cidadania, com espetáculos de drags, a cantora de MPB Manu, djs, e atrações convidadas do Rio. O Ônibus da Saúde estará no local distribuindo informativos sobre saúde e cidadania LGBT, preservativos e fazendo a vacinação contra hepatite B.

A partir das 22 horas, ainda do sábado, começam os agitos com a Festa Oficial da 5ª ‘Parada do Orgulho LGBT’ de Nova Friburgo, na quadra da Unidos da Saudade, com djs, drags, gogo boys, gogo girls da cidade e do Rio. Somente para este evento será cobrado ingresso, sendo que a classificação etária é de 18 anos.

O ponto máximo será, no domingo, 22, na praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir das 13 horas, com a concentração da Parada do Orgulho LGBT de Nova Friburgo, trio elétrico, djs e drags cariocas, delegações de ativistas dos municípios do Estado, presença de artistas, personalidades e autoridades.



Contra a discriminação

Todos os eventos estão relacionados às reivindicações dos gays, lésbicas, travestis e transgêneros, entre as quais se destacam: a aprovação do projeto de lei Nº 122/06, que criminaliza a homofobia, equiparando-a ao crime de racismo, uma lei municipal contra a discriminação a LGBT e a favor de políticas públicas municipais de defesa e garantia dos direitos LGBT.

As festividades da 5ª Parada do Orgulho LGBT são realizadas pelo Movimento da Diversidade na Serra - Mover-se, com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através do Centro de Referência Hanna Suzart, grupo Arco-Iris, Secretaria Estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Coordenação Municipal de Prevenção de DST/AIDS de Nova Friburgo e da Fundação Cultural Ormeu Junqueira Botelho.
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

3 comentários:

  1. Acho Uma Vergonha Esse Tipo De Evento.....

    ResponderExcluir
  2. Quem vive no Anonimato é ladrão. Não tem pq se envergonhar de mostrar a cara e dar a tua opinião!

    ResponderExcluir
  3. Penso que cada pessoa tem o direito de ser o que quiser, mas nao impor sua forma de ser sobre os outros. Imposição é tipico de autoritarismo.

    ResponderExcluir

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.